terça-feira, 25 de outubro de 2016

BIMESTRE III: pelo drama.

Competências: autoanálise e análise do mundo ao redor a partir da história O Patinho Feio.

Habilidades: percebe na história O Patinho Feio questões da vida cotidiana.

Conteúdos: texto dramático.



Aula 1

1) Escrevi no quadro adaptação da primeira cena de O Patinho Feio. Diferenciei por cores: personagem, rubrica e diálogo.




O PATINHO FEIO

No meio de um quintal, um enorme ovo branco. A Mãe Pata e os 5 patinhos dançam e cantam.

MÃE PATA (para o ovo branco). Escuta essa música, filhinho, e vem logo! Vem que o mundo te espera pra ser feliz!
Ouve-se crac-crac-crac e o ovo se parte. Dele, sai um pato todo preto.
MÃE PATA (assustada). Que feio!
PATINHO FEIO. Oi, mãe, tudo legal?
MÃE PATA. Oi, filho. (para a plateia) Que feio, é diferente de todos...
PATINHO FEIO (para os outros patinhos). Vamos brincar?
PATINHO 1. Você não! Você é feio...
PATINHO 2. Olha a pena dele... Que feio!
PATINHO 3. Você nem tem a plumagem igual à nossa...
PATINHO 4. Nem parece um pato...
PATINHO 5. Fazquá quá...
PATINHO FEIO. Qui qui...
Todos riem

2) Leitura do texto.

3) Questões à turma: quais as personagens? Qual conflito? O que acontece? Por que o Patinho feio era considerado feio? Como ele deve ter se sentido? Por que? O que ele esperava? Por que?

4) A partir do que foi discutido anteriormente, propus aos estudantes que, coletivamente, reescrevêssemos a cena em questão.

* Esse momento é para que os educandos reflitam sobre a situação. No caso de O Patinho Feio, a discussão foi entorno das expectativas daquele ser que acabara de nascer em relação àqueles que o recebiam, sua família. Foi importante discutir com os alunos quais os sentimentos eles acreditavam que aquela recepção havia gerado no Patinho Feio. A partir dos sentimentos / palavras trazidos pelos educandos, problematizar a questão.



As palavras que apareceram foram: triste, ofendido, mal, humilhado, preconceito. A partir delas, os estudantes argumentaram que O Patinho Feio esperava outra reação já que se tratava de sua família. Os sentimentos que surgiram como adequados a uma família com a chegada de alguém novo seriam: alegria, amor, orgulho... Com esta ideia, começamos a reescrever o texto.

Um estudante, sugeriu como fala para a Mãe Pata: Que lindo, ele parece com todos!

Nesse momento, intervir questionando se mentir seria a atitude mais adequado naquele momento, afinal ele não se parece com todos e ser diferente não é sinônimo de ser feio. O objeto é o mesmo, o que muda é o olhar sobre ele. Os estudantes foram opinando, até que uma estudante sugeriu: Que estranho, ele não parece com a gente... E outra complementou: Ele é especial!

O texto foi reescrito a partir da ideia de que o comportamento da família do Patinho Feio não corresponde ao que se espera de uma família. E que essa história não é apenas de uma personagem que foi inventada, mas pode acontecer com qualquer um.

* Áudio voz 14



5) Questão aos alunos: você já se sentiu como o Patinho Feio? Ou já agiu como a Mãe Pata e os 5 Patinhos?

"Minha mãe estava assim na pia, aí eu me levantei pra pegar o material pra vir pra escola e falei: bom dia, mãe. Ela virou o rosto e não respondeu."

"Quando eu era do 2o ano, meus colegas ficavam me chamando de girafa só porque eu era mais alto. Eu me sentia humilhado."

Ressaltar que essa foi uma situação que aconteceu 3 anos antes e ainda era lembrada. Como isso marca.

Um outro estudante retrucou: Mas no 2o ano, Felipe também era alto e não ligava.

Trazer o entendimento sobre o sentimento de cada um. Pode parecer uma besteira, mas para ele não era e isso deve ser levado em consideração.

É comum que os estudantes queiram falar sobre situações em que o outro agiu de determinada maneira e essa atitude não deve ter foco, já que a ideia é que cada um traga pra si a questão, colocando-se como oprimido ou como sujeito da opressão. Da mesma maneira, quando alguém ri do relato do outro, fazê-lo colocar-se na situação, principalmente se for um estudante que relatou uma situação em que se sentiu mal, relembrá-lo do que acabou de contar sobre como se sentiu e como essa risada não faz sentido.

E, com os relatos, colocar a questão da exclusão como de todos, trazendo a reflexão sobre o ato de excluir.

* Áudios: voz 12, voz 13, voz 15.

Aula 2


Voz 09

Relembrei primeira cena.

03:40 Samuel acha que Patinho Feio foi embora porque se sentiu constrangido;

Escrevi texto no quadro.

09:00 Leitura de Ana Ruth e Breno (ruim)

R: mãe fala já vai tarde, é uma brincadeira, mas demonstra algo da hostilidade vivida em casa, surra;

R: ia me procurar, ficar preocupada, desesperada chorar, isso expressa amor... contraste em relação à atitude da mãe pata que foi irônica e, por isso, ele deve ter virado as costas; ela não conversou com ele  ele deve ter dito que estava indo embora, pois ela não dava atenção a ele;

18:41 leitura de Samuel;

O PF falou e queria que alguém lhe respondesse;

O PF queria ser acolhido pela família dele e no entanto foi maltratado;

20:00 situação não apenas fictícia;

22:00 eles falam como sentem que são amados em suas vidas;

24:30 Edu: se eu não fosse amado, descontaria em outras pessoas;

26:00 enfiar a faca no peito;

27:00 depressão;

27:50 "meu tio pulou da laje, briga muito..."

31:30 leitura minha;

32:46 quem ensinou a ele que era feio, sem graça etc.? a própria família...

33:19 se a história começasse de outro jeito, ele não pensaria isso sobre ele próprio;

33:36 "A mãe rejeitava ele"

REJEIÇÃO

34:24 Felipe explica o que é rejeição;

EXCLUIR

34:35 SER REJEITADO

34:58 Leitura do sonho;

37:30 "ele conseguiu consertar o conflito", "rainha jogou um feitiço"... isso está no texto?

38:02 "é a imaginação dele"... reler a cena para justificar a resposta;

38:48 ah, um sonho!

38:52 qual o sonho dele na vida?

SER ACEITO

39:43 o que a cena está mostrando...

41:40 Felipe cita o jogo Baleia Azul;

"Um jogo que as pessoas que estão depressivas procuram" - para se matar...

42:09 e o que tem a ver depressão com se matar?

43:03 depressão segundo Eduardo - só quer dormir...

43:30 aquele sono que você pensa: será que vou acordar?

REJEIÇÃO - DEPRESSÃO - SUICÍDIO.


Voz 10

sequência que eles montaram






Áudios: voz 09, voz 10



Aula 3: habilidades

Áudio: voz 025

escrita das palavras resumo no quadro das cenas 1 e 2;

relembrar as duas partes anteriores;

quem poderia ter evitado? a família.

mal, triste, humilhado, solitário.

por se sentir assim, foi embora.

não foi embora por nada, nem se sentiu mal por nada... a atitude e os sentimentos tem a ver com a situação que ela vive; a humilhação fez isso; se a família agisse diferentemente ele não sentia isso e não iria querer embora; nada acontecesse por nada no texto nem nada vida;

parte 2: avisou que iria embora e a mãe nada disse; e ele explica porque vai; e ninguém dá atenção a ele; ele queria atenção; ele vê que não tem importância; a família causou esse sentimento e reforçou a vontade de partir; sentiu vontade de ir mas só foi mesmo quando não teve atenção; tentou conversar, se abrir antes;

Áudio 3 bIII 5b:

leitura da cena;
é rejeitado porque não sabe fazer nada que os outros sabem; então também por ser diferente; os outros não reconhecem o que ele sabe fazer como uma habilidade; ele apenas não sabe fazer o que os outros sabem, mas o contrário também acontece; a história dele pode acontecer com qualquer pessoa; Camille disse não saber nada, mas sabe fazer uma coisa que tem gente que não sabe; lista de habilidades; lista de coisas que aprendeu ou ensinou; o cuidado no ensinar; Pedro "Samuel, você me ensinou a desenhar"... compreendendo que todos podem ensinar e aprender algo com o outro e o constrangimento do Patinho vem do não reconhecimento de sua habilidade que o fez ser considerado útil, como a história poderia ter sido reescrita? não saber, não poder aprender, não querer aprender, não gostar... não significa ser inútil ou bom pra nada... novamente a questão da diferença; o que a resposta da velha demonstra? dúvida, ironia. leitura da nova cena.







foto 203242

áudios: aula 3 viii 5b, aula briga


Aula 4: desconfiança

foto 202141

áudios: 5b 1a parte, voz 024

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